Gatekeeper

A qualidade do software é baseada em normas que avaliam se o software satisfaz o usuário, tem fácil manutenção e permite a evolução. É o resultado direto das atividades realizadas no processo de desenvolvimento.

O serviço UOLDIVEO Gatekeeper consiste na inspeção e avaliação de artefatos de software antes da entrada em homologação e produção, baseado em um plano de avaliação com métricas pré-estabelecidas prevenindo ocorrências de desvios que possam afetar a qualidade e a disponibilidade das aplicações.

O plano de avaliação contempla itens como: componentes do software a serem avaliados, as métricas, a inspeção dos códigos, medição e testes com o objetivo de apontar desvios face o escopo e seus reflexos.

Este serviço não tem por escopo o coaching dos provedores de software na correção e implementação, e sim permitir o acompanhamento periódico da produtividade das equipes ou  fábricas de software, extraindo informações para geração de SLA dos contratos de desenvolvimento.

Para sua execução dois importantes serviços são executados: UOLDIVEO Code Scan e o UOLDIVEO Model Scan.

UOLDIVEO Code Scan

O UOLDIVEO Code Scan é uma ferramenta de verificação de código fonte com uma interface de interpretação dos resultados extremamente objetiva. É um poderoso aliado para o processo de Quality Assurance ao apontar os potenciais problemas na implementação de novos componentes no ambiente produtivo. Pode ser utilizado para realizar auditoria flexível nos programas já em produção. É  aderente ao SOX e compatível com as linguagens: .NET "Microsoft", ABAP "SAP", JAVA, Transact SQL "Microsoft" e PL/SQL "Oracle".

UOLDIVEO Model Scan

O UOLDIVEO Model Scan é uma ferramenta de análise automática dos modelos físicos e/ou scripts DDL. Seu objetivo é documentar não observâncias às boas práticas de modelagem para evitar que problemas de arquitetura, performance e manutenção sejam provenientes de aspectos estruturais da base de dados. Dentro de categorias especificas são aplicados critérios para inspeção e avaliação do modelo E/R como Atributos e Colunas; Chaves, Índices e Constraints; Formas Normais; Relacionamentos; Arquitetura; Melhores Práticas; Reusabilidade; Conceitos; Padrões de Nomenclatura e Métricas e Volumes.

Porque vale a pena

  • Garantia de disponibilidade e performance da aplicação;
  • Eliminação de falhas por problemas na arquitetura e na codificação;
  • Padronização e diminuição do tempo de manutenção;
  • Acompanhamento de indicadores de produtividade e qualidade dos fornecedores (fábrica de software);
  • Utilização da garantia do software para correção das possíveis falhas.

Saiba como essa e outras soluções do UOLDIVEO podem agregar mais valor aos seus negócios.

Solicite uma visita

Conheça alguns dos segmentos relacionados a esta solução


O que podemos fazer hoje por sua empresa?

Fale com nossa equipe de Novos Negócios

X